Galileu Galilei

E pur si muove!

Por Justus Sustermans
Por Justus Sustermans

Nasceu em Pisa, no dia 15 de fevereiro de 1564. 

Galileu foi uma das personalidades que mais contribuiu para a denominada «revolução científica» e um dos fundadores da introdução do método experimental que abriu portas à ciência moderna. 

Galileu toda a sua vida fez trabalhos de observação astronómica, que lhe permitiram aperfeiçoar as lentes de observação e também fazê-lo compreender que, a teoria geocêntrica não estava correta. Foi graças às observações que fez à superfície lunar e ao estudo das suas caraterísticas (as manchas visíveis pelas suas lentes) que compreendeu que os objetos celestes sofriam os mesmos processos de erosão que os da Terra.

Em 1610 escreveu uma obra, o Sidereus Nuncius ("Mensageiros das Estrelas") onde expôs ao mundo a maior parte das descobertas que fez com os seus estudos até à época. 

Católico, Galileu teve permissão por parte da Igreja Católica para ensinar o modelo de Copérnico, uma vez que não existiam provas suficientes que provassem a teoria defendida por este. Contudo, permitiam o ensino desta como uma hipótese. 

Por encomenda do papa Urbano VIII, Galileu redigiu uma obra onde explicava, por intermédio de três personagens, as duas teorias diferentes existentes na época (geocentrismo e heliocentrismo) O Dialogo di Galileo Galilei sopra i due Massimi Sistemi del Mondo Tolemaico e Copernicano, por vezes abreviado para Dialogo sopra i due massimi sistemi del mondo ("Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo"). A condição exigida pelo papa era de que deveria defender ambas as teorias, sem dar destaque a uma em detrimento da outra. Com a obra terminada, em 1630, Galileu viajou a Roma para apresentá-la pessoalmente ao papa. Porém, foi acusado de ter defendido uma posição favorável à teoria contrária defendida pela Igreja Católica - a teoria heliocêntrica e por essa mesma razão esta obra tornou-se decisiva no processo levado a cabo pela Inquisição contra Galileu Galilei.

Em 1633, foi declarado suspeito de heresia por continuar a defender o ensino da teoria heliocêntrica. Tendo acabado por abjurar* publicamente as suas obras para que não fosse condenado pela Inquisição.

Morreu a 8 de janeiro de 1642.


*Abjurar - renunciar a crença, negar com falso testemunho, desdizer.

Projeto de construção de site em conjunto com a turma de 11º da disciplina de História da Escola Secundária de Baixa da Banheira (ano letivo 2016/1017)
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora