Nicolau Copérnico
"Quando dediquei algum tempo à ideia, o meu receio de ser desprezado pela sua novidade e o aparente contra-senso quase me fez largar a obra feita."

Nasceu a 19 de fevereiro de 1473 em Torúm, na Polónia. Desenvolveu estudos nas áreas da astronomia e da matemática que contribuiram para que desenvolvesse a defesa por uma teoria heliocêntrica.
Durante a sua vida fora cónego da Igreja Católica, exerceu ainda alguns cargos como governador, administrador, jurista e alguns relacionados com saúde.
Desenvolveu um modelo matemático em que defendia que a terra girava em torno do sol assim como todos os planetas. Os seus cálculos falharam ao dizer que o movimento que descrevia à volta do sol eram circulares. Contudo, a sua teoria contrariava a então vigente e defendida teoria geocêntrica*.
Escreveu duas obras, uma que postumamente foi encontrada e publicada por um dos seus discípulos, o Commentariolus (1514) onde apresentava um esboço das suas principais ideias acerca do movimentos dos planetas em torno do Sol, nomeadamente, o da Terra. E outra, a mais célebre De revolutionibus orbium coelestium ("Das revoluções das esferas celestes"), onde defende a existência de um modelo cosmológico heliocêntrico, em que os corpos celestes giram em torno do Sol. Esta foi publicada no dia da sua morte.
Os trabalhos e estudos que desenvolveu ao longo da sua vida proporcionaram as bases que permitiram a Isaac Newton descrever o movimento elíptico dos corpos em torno do Sol.
Morreu a 24 de maio de 1543 em Frombork, na Polónia.
Em memória deste, a IUPAC** nomeou o elemento 112 da tabela periódica como Copérnico (Cn).
* Teoria geocêntrica - Teoria que defende que a Terra encontra-se imóvel no centro do Universo e que todos os outros planetas e objetos celestes giram à sua volta.
**IUPAC - International Union of Pure and Applied Chemistry