Evangelista Torricelli
1608-1647

Nasceu em Faenza, Itália, no dia 15 de outubro de 1608.
Torricelli foi educado pelo seu tio, um monge, que o enviou para Roma em 1627, para que estudasse ciências com Benedetto Castelli.
Castelli mantinha correspondência com Galileu e foi por este motivo que Torricelli partiu para Florença e conheceu Galileu e o serviu nos seus seus últimos meses de vida. Os trabalhos de Galileu serviram-lhe de inspiração para a publicação do seu tratado De motu (incluído na sua Opera geometrica, 1644).
Após a morte de Galilleu, foi nomeado grão-duque e professor de matemática na Academia Florentina.
A descoberta do princípio do barómetro de mercúrio ("tubo de Torricelli" ou "vácuo de Torricelli"), aconteceu em 1643 quando tentavam levar água a uma altura superior a 12 metros. Torricelli criou um tubo e selou-o no topo, em posição vertical, e encheu a base com mercúrio (por ser mais denso que a água) deixando um vácuo acima pois, a altura da coluna alterava-se consoante a pressão atmosférica, o que permitiu solucionar o problema.
Evangelista Torricelli passou seus últimos dias trabalhando e dando aulas que atraíam cientistas de toda a Itália e de outras regiões da Europa.
Morreu em Florença, no dia 25 de outubro de 1647.
E assim ficou representado como símbolo - torr, uma unidade de medida de vácuo em homenagem a Torricelli.